sexta-feira, 1 de junho de 2012


7+6=0

O Vaticano publicou em 2008 a nova lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização". No documento, os pecados da gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça foram somados a outros seis: fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza, tornar-se extremamente rico, usar drogas.
Os pecados capitais são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do catolicismo para educar e proteger os seguidores crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos. Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada.
Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento daconfissão (confessionário), e os pecados capitais, merecedores de tal sacramento ou condenação.
Não é a primeira vez que a Igreja Católica revê sua lista de pecados capitais, no século VI, o Papa Gregório reduziu a lista de oito para  sete itens, juntando "vaidade" ao "orgulho" e trocando "acedia" por "melancolia", e adicionando "inveja".
No século XVII, a igreja substituiu "melancolia" – considerado um pecado demasiado vago – por "preguiça".
É espantoso constatar que a Igreja Católica atualiza sua listagem de pecados, que necessitam de uma metodologia diferenciada (confessionário), para alcançar o perdão,  adaptando-os a uma nova realidade.

É de fundamental importância considerar que:

·        A Bíblia fala do pecado original que leva o homem à morte, e só Cristo pode livrá-lo de tal condenação. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”Romanos 3:23 - “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”João 1:12 - “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus ”. Romanos 8:1

·        Porém, mesmo tendo a salvação em Cristo, ainda não estamos livres de fazermos coisas que não agradam a Deus (Romanos 7.15) . É por isso que a Palavra nos instrui a que confessemos nossos pecados, ou seja, os deslizes que cometemos dia a dia. Se confessarmos os nossos pecados, ELE (DEUS) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.” 1 João 1:9

·        A pessoa salva por Cristo, não necessita de invenções humanas como métodos, listagens ou confessionários pra ter seus pecados perdoados, pois já foi justificada, tem a Palavra e está inserida na família de Deus, a Igreja.

Pecado e perdão na:

·        Justificação. Refiro-me à nova vida que temos em Cristo. Na justificação, de imediato, passamos a ter paz com Deus, passamos a ser filhos. Agora, há um relacionamento de intimidade do filho para com o pai. (João 1.12). Na justificação deixamos de ser meras criaturas e passamos a seres espirituais, adotados por Deus. Como conseqüência dessa mudança de status, Paulo escreve em 1ª Coríntios 2.14-16: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois  "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?"Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

·        Palavra. A Bíblia é o “Manual do proprietário”. Não há pecado que escape à observação divina através da sua Palavra. O texto de 2 Timóteo 3.16,17 diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.

·        Igreja. Na comunhão entre os irmãos, nos cultos onde oramos, cantamos e aprendemos a Palavra, nos leva a confissão de pecados. Não existe nada mais belo que o Corpo de Cristo em ação, exortando e sendo exortado a uma vida santa. (Hebreus 10.25). Onde confessamos nossos pecados uns aos outros, não apenas para obtermos o perdão do próximo, mas sim, para sermos tratados e encorajados em nossas fraquezas ou dificuldades (Tiago 5.16).


Concluindo: Temos o “alarme” do Espírito Santo de Deus, que nos alerta antes de pecarmos e nos incomoda enquanto não confessamos o pecado cometido. E todo pecado é contra Deus, e só ELE é quem pode perdoar através do nome Santo de seu Unigênito filho JESUS CRISTO.  “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro”. Apocalipse 22:18
                                                                                                                                                                                
                                                                                                           Pr. Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário