quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

9º DIA DO JEJUM DE DANIEL


DEUS ESTÁ NO CONTROLE 



Nabucodonosor rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.

Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.
Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.
Tive um sonho, que me espantou; e estando eu na minha cama, as imaginações e as visões da minha cabeça me turbaram.
Por isso expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.
Então entraram os magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação.
Mas por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:
Beltessazar, mestre dos magos, pois eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação. 
Daniel 4:1-9
  • Daniel chamado novamente na presença do rei
  • O reconhecimento que nele havia uma ação divina
  • A dificuldade de reconhecer a existência de um único Deus
Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;
Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.
A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela.
Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia, um santo, descia do céu,
Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos.
Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra;
Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos. 
Daniel 4:10-16

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

8º DIA DO JEJUM DE DANIEL


PREPARADOS PARA  FORNALHA


Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
  • Nada pode abalar um coração definido em adorar e servir a Deus.
  • Não podemos nos intimidar com as ameaças
  • O pode da fé
  • Testemunho vivo do Deus do impossível

E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
  • O mundo se incomoda quando tomamos posição
  • Não podemos compactuar com a idolatria
  • Não podemos ceder a pressão humana
  • A perseguição não pode nos fazer parar
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12


E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
  • O desejo de satanás é nos amarrar
  • Lançar nos na fornalha da amargura
  • Lançar nos na fornalha do medo
  • Lançar nos na fornalha de resentimento 
  • Destruir tudo que somos e temos
  • Aniquilar qualquer atitude em nós de testemunho

Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
  • A fidelidade  do Senhor nunca nos abandona em meio as provas
  • O Senhor se revela  em meio ao sobrenatural
  • Nenhuma provação tem o poder de nos amarrar
  • Nenhuma provação tem o poder atingir a nossa vida

Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Daniel 3:15-27

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; 
Marcos 16:18

Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.

Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.

Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia. 
Daniel 3:28-30
  • Nome de Deus é glorificado
  • Testemunho do livramento 
  • Deus fez prosperar os seus servos fieis.
Prª Eliana Santos Araújo

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

7º DIA DO JEJUM DE DANIEL

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM


O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. Daniel 3:1-5
  • Com todo experiência e testemunho de Daniel, o rei não entendeu o propósito de Deus, isto mostra a dificuldade que as pessoas tem de entender os assuntos espirituais, a carne inclina para as coisas das carne, o desejo tomar a glória de Deus, de ser adorado, de ter o poder. Nabucodonosor agiu desta forma mandou fazer um estátua,para ser aclamado adorado. Fico pensando quantas vezes construímos estátuas emocionais, e até mesmo físicas: como marido, filhos, mãe, pai, pessoas no geral, e as  emocionais: como objetos, posições, trabalhos, eventos, musicas , dinheiro. Tudo isto acaba tomando o primeiro lugar na nossa vida e consome toda nossa atenção de maneira que adoramos e reverenciamos.  A idolatria é algo que entristece o coração de Deus podemos ver isto:  "



    Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos; Ezequiel 14:4"

    "Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; I Pedro 4:3 "- 
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus.
E responderam, dizendo ao rei Nabucodonosor: O rei, vive eternamente!
Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;
E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente. Daniel 3:6-11
  • Os fofoqueiros de plantão, mal o decreto havia sido estabelecido já  havia pessoas cuidando da vida do  outro para delatar, as vezes parece situação que vivemos nos nossos dias. Pessoas que ficam a espreita para ver se algum irmão peca, se algum líder tropeça, se acontece alguma coisa na família do irmão para poder fermentar e pedir a cabeça do infrator. Na agitação das buzinas, das flautas e harpas e dos saltérios e gaitas de foles entramos no mesmo ritmo do mundo, nos acomodamos com a situação desenfreada nossa mentalidade entra no padrão mundano. A igreja as vezes condena algumas conduta do mundo e cai na mesma situação, eu pergunto: Onde está o temor? Quando vamos parar com a imaturidade e clamar por misericórdia?
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei. Daniel 3:12-13

  • Dizem: "que a memória do povo é fraca", creio que os mesmos que foram pedir ajuda na situação do enigma do sonho do rei, agora estão denunciando os que os ajudaram. Como lidar com a ingratidão? Até Jesus passou por isto depois de curar 10 leprosos apenas um reconheceu e voltou para agradecer, no ministério as vezes lidamos com algumas situações de ingratidão, pessoas que auxiliamos na hora da dor, da dificuldade, da humilhação, ou na situação de luto que investimos na vida e na família simplesmente nos voltam as costa e nos abandonam e tristemente as vezes nos difamam. Creio que era quase uma situação desta que Sadraque, Mesaque e Abdnego estavam passando tendo que lidar com a decepção. 
Nestes dias de Jejum tempo de muita confrontação, a Palavra vem rasgando os nossos corações e no desejo de  fazer a vontade do Senhor nos arrependemos dos nossos pecados. E declaramos que vamos nos santificar e buscar a face do Senhor e interceder pela nossa geração.

Pª Eliana Santos Araújo

Motivos da nossa oração: 
  1. Pela igreja do Senhor Jesus
  2. Pelos pastores e lideres
  3. Por  Santidade no meio do povo de Deus
  4. Pela unidade da igreja



domingo, 24 de fevereiro de 2013

6º DIA DO JEJUM DE DANIEL

INTERPRETANDO O SONHO


Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei;
Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes:
Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.
  • A declaração de Daniel dizendo que nenhum conhecimento humano poderia interpretar o sonho do rei, ele é claro e objetivo vemos a ousadia de um homem que está firmado em Deus. Ele testemunha da grandeza de Deus e o seu poder de revelar os grandes mistérios. A humildade de Daniel me encanta ele atribui ao Senhor toda honra e toda glória. Este fato nos mostra o papel da igreja neste tempo, primeiro testemunhar a grandeza de Deus, segundo glorificar n o nome do Senhor, terceiro ter uma posição de ousadia e autoridade na pregação.
Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;
As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.
Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.
Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra.
E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.
E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo.
E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.
  • Os reinos e  os poderes das nações,  tudo estava nas mãos de Deus e nenhum domínio de homens seria eterno. O Único reino esterno já apontando para Jesus como diz em Lucas: "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
    Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
    E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:31-33"
Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.
Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
  • Quando a Igreja manifestar a glória de Deus, homens pararem de tomar a glória de Deus para si, quando reconhecer nossa total dependência de Deus e sermos apenas instrumentos para anunciar os mistérios da Palavra trazendo a revelação dos seus ensinos nos comprometermos mais com o Reino de Deus. Ai sim a igreja impactará esta geração. O temor precisa voltar  a atitude de Nabucodonosor cair com o rosto em terra toda altives todo orgulho, toda prepotência caiu por terra.
Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia.
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei. 
Daniel 2:27-49
  • Daniel foi honrado pela forma que foi fiel ao Senhor e a coragem de revelar toda a interpretação com coragem. Deus foi grandemente exaltado através da vida de Daniel. A igreja não pode se intimidar com a pressão do mundo como vemos em 2 Timóteo: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
    Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 
    2 Timóteo 3:1-7"
Prª Eliana Santos Araújo.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

5º DIA DO JEJUM DE DANIEL

DEUS QUE REVELA O PROFUNDO E O ESCONDIDO



  • A prudência de Daniel: Como nos nossos dias precisamos ser prudentes em nossas atitude, andar com cuidado falar com cuidado, comer com cuidado enfim  sermos moderados em tudo exercitar o domínio próprio.

Então Daniel falou avisada e prudentemente a Arioque, capitão da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios de babilônia.
Respondeu, e disse a Arioque, capitão do rei: Por que se apressa tanto o decreto da parte do rei? Então Arioque explicou o caso a Daniel.
E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.
  • Daniel não tomou a responsabilidade só pra si compartilhou com seus amigos. Nesta visão de discipulado umas da coisas que mais encanta está aproximação da pessoas gerando um nível profundo de relacionamento ao ponto de podermos compartilhar nossas dores e nossas ansiedades e ter a certeza que tem irmãos amados nos ajudando em oração.
Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;
Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia.

  • A oração e a adoração era algo diário de  Daniel sua intimidade com Deus era a causa de uma vida de vitória.

Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.
Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.
  • Daniel sabia que Deus é que revela. Temos que ter esta certeza nada fica escondido diante do Senhor, alguns dos seus atributos são: Onipresença, Onipotência, Onisciência nada foge da presença do Senhor. 
Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
O Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei.
Por isso Daniel foi ter com Arioque, ao qual o rei tinha constituído para matar os sábios de babilônia; entrou, e disse-lhe assim: Não mates os sábios de babilônia; introduze-me na presença do rei, e declararei ao rei a interpretação.
Então Arioque depressa introduziu a Daniel na presença do rei, e disse-lhe assim: Achei um homem dentre os cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação.
Respondeu o rei, e disse a Daniel (cujo nome era Beltessazar): Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação? Daniel 2:14-26


Que seja seja louvado que nós possamos nos levantar como Igreja do Senhor para dar respostas a esta geração que anda sem direção, sem conhecimento, que possamos ser instrumentos de Deus para revelar a sua vontade e seus mistérios.

Prª Eliana Santos Araújo.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

4º DIA DO JEJUM

EXCENTRICIDADE DA VIDA



Excentricidade:  significa Esquisito, extravagante, original.
E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.
Então o rei mandou chamar os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; e eles vieram e se apresentaram diante do rei.
E o rei lhes disse: Tive um sonho; e para saber o sonho está perturbado o meu espírito.
E os caldeus disseram ao rei em aramaico: O rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação.
Respondeu o rei, e disse aos caldeus: O assunto me tem escapado; se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo;
Mas se vós me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, recompensas e grande honra; portanto declarai-me o sonho e a sua interpretação.
Responderam segunda vez, e disseram: Diga o rei o sonho a seus servos, e daremos a sua interpretação. 
Daniel 2:1-7

As vezes somos surpreendidos com situações inexplicável, neste contexto o rei tem um sonho que não se lembra, não sabe ao menos dar uma dica, uma situação desafiadora se apresenta para os magos,  astrólogos e encantadores. Houve uma grande agitação entre eles porque o rei estava grandemente perturbado mas ninguém estava devidamente preparado para revelar o  grande sonho. Encontramos as vezes pessoas que não consegue se comunicar direito não  consegue falar dos seus sentimentos de suas vontades e querem que os que estão ao seu redor adivinhe, e quando isto não acontece bate o sentimento de auto-comiseração e diz ninguém me ama, ninguém se importa comigo, tenho que ficar aqui sofrendo sozinho.
Outras vezes  ficamos com uma aperto no coração, não conseguimos entender, há uma ansiedade e temor no ar e ficamos angustiado. Compartilhamos com as pessoas mais próximas na esperança que alguém fale ou faça alguma coisa e a resposta não vem. Então entramos em oração  esperamos que Deus nos ajude nesta hora, trazendo a existência o motivo de tanta ansiedade. As vezes é uma provação, as vezes é uma necessidade de interceder por uma pessoa  ou uma tempestade que vai se levantar.

 De modo que, se não me fizerdes saber o sonho, uma só sentença será a vossa; pois vós preparastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presença, até que se mude o tempo; portanto dizei-me o sonho, para que eu entenda que me podeis dar a sua interpretação.
Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa declarar a palavra ao rei; pois nenhum rei há, grande ou dominador, que requeira coisas semelhantes de algum mago, ou astrólogo, ou caldeu.
Porque o assunto que o rei requer é difícil; e ninguém há que o possa declarar diante do rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne.
Por isso o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios de babilônia.
E saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos. 
Daniel 2:9-13

Momento difícil  ninguém está preparado para  falar do sonho e decifrar o enigma a uma agitação no ar, debaixo de ameaça de todos os sábios  ficaram perplexos diante daquele decreto do rei. Tomaram uma atitude foram buscar ajuda de Daniel e de seus companheiros.
Nos somos desafiados o tempo todo a  dar respostas, para as calamidades, as dores mais profunda da humanidade, somos desafiado quando nos fazem a seguintes perguntas:  Deus é amor porque tantas pessoas sofrem?  Diante de grandes tragédias vemos pessoas perguntando: Onde Deus estava que permitiu uma coisa desta? 
E por ai vai os questionamentos temos   conhecer  a Palavra para dizer com autoridade o que a Bíblia diz e como nós cremos.
 Temos que estar convictos no que cremos para  testemunhar das maravilhas do Senhor.
Prª Eliana Santos Araújo

3º DIA DO JEJUM DE DANIEL


SABEDORIA



  • Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.

E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram {assistindo}) diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro. 
Daniel 1:17-21

  • Neste texto o que nos chama a atenção é a sabedoria que era destacada nos jovens hebreus,  considerada 10x mais do que os magos e astrólogos do reino.Isto nos leva a pensar que nos como servos de Deus temos que nos destacar em graça e sabedoria, o mundo vai perguntar a razão da nossa fé, temos que ter sabedoria.A sabedoria nos livra dos laços do diabo, muitas vezes ele arma para nos situações de contendas situações que causam desânimos na caminhada cristã. As vezes ficamos presos por sentimentos de culpa, inferioridade, ou de orgulhos e prepotências que nos levam a uma vida de derrota. A sabedoria nos capacita a viver em todas as situações nos ajuda nos relacionamentos. Estes jovens  se não tivessem sabedoria poderiam ter perdidos excelentes oportunidades de testemunhar do poder de Deus
Jó em seus questionamentos:  
Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.
O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em troca dela.
Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
Com ela não se pode comparar o ouro nem o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.
Não se fará menção de coral nem de pérolas; porque o valor da sabedoria é melhor que o dos rubis.
Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode avaliar por ouro puro.
Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. 
Jó 28:12-28

  • Alem da sabedoria nós vemos que havia também uma ação divina que dava  a capacidade de interpretação de sonhos e de visões.Que nestes dias de Jejum e de busca ao Senhor possamos pedir mais sabedoria para produzir os frutos do Espirito Santo. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22


Oração do dia
Senhor firmados na tua palavra que diz: " E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5" queremos neste dia pedir por sabedoria, no nosso falar, agir e pensar, queremos carregar as marcas de Cristo. Deus nos ajuda a nestes dia vencer nossas dificuldades a romper de uma vez por toda com as nossas fragilidade, vencer nossos medos, superar nossas angústias. Queremos ser produtivos no seu  Reino, andar em santidade e novidade de vida. Queremos erguer um altar pra ti e o nosso sacrifício seja santo e  agradável que o nosso culto seja racional dignificando a Tua glória. Em nome de Jesus amém. 

Spirulina é rica em proteínas e um poderoso antioxidante Componente ajuda a dar saciedade e é consumido em cápsulas POR CAROLINA GONÇALVES - PUBLICADO EM 08/02/2013


spirulina - Foto: Getty Images


Ajuda na saciedade

O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a spirulina contém uma substância chamada fenilalanina, que estimula a saciedade. "Quando consumida, ela forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome", diz. Para atingir esse objetivo, o consumo deve ser feito antes das refeições.  
halteres - Foto: Getty Images

Rica em proteínas

"Ela é rica nos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar, e portanto temos que buscar na alimentação", afirma o nutrólogo Roberto Navarro. A spirulina é composta de 53 a 62% de proteínas, muitas delas comparáveis as proteínas encontradas no leite e na soja. Ela é inclusive indicada como suplemento alimentar para atletas, explica o especialista.  
mulher fazendo limpeza de pele - Foto: Getty Images

Poderoso antioxidante

Um artigo europeu publicado na revista científica online Real Raw Food afirma que três gramas de spirulina têm mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com os autores, comparando os níveis de fitonutrientes (antioxidantes encontrados em vegetais, também conhecidos como isoflavonas, carotenoides, e flavonoides), a spirulina é 31 vezes mais potente do que o mirtilo, 60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer. 
mulher olhando raio-x - Foto: Getty Images

Cálcio para os ossos

A spirulina tem 180% mais cálcio do que o leite nas mesmas quantidades, segundo comprovou uma pesquisa de 2011 desenvolvida pelos pesquisadores da farmacêutica Cyanotech Corporation, nos Estados Unidos, e publicado na Real Raw Food. O cálcio é um importante aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose. "Entretanto, que as melhores fontes de cálciosão os derivados de leite, justamente porque as quantidades de spirulina que deveriam ser ingeridas para ter os mesmos efeitos estão acima do recomendado", lembra o nutricionista Israel. Avaliando a tabela nutricional, a spirulina tem 10mg de cálcio para cada 3g. 
mulher segurado um coração de papel - Foto: Getty Images

Diminui o colesterol

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. "O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo decolesterol", diz. Uma revisão de estudos sobre a spirulina publicada em 2011 na revista online Hindawi Publishing Corporation afirma que seu consumo pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL). A análise foi feita por pesquisadores europeus da Liverpool UniversityHospitals, na Inglaterra, em parceira com o Hippocrateio Hospital e a University of Ioannina, ambos na Grécia. 
mulher cobrindo os olhos - Foto: Getty Images

Mais betacaroteno que a cenoura

"A spirulina apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A, e assim produzir seus efeitos", explica o nutricionista Israel. A vitamina, por sua vez, ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. "Ela também é necessária para visão noturna e para podermos diferenciar as cores, além de ser essencial para o sistema imune", completa. A pesquisa da Cyanotech Corporation afirma que a spirulina tem 3.100% a mais de betacaroteno do que cenouras na mesma quantidade. Ainda que a spirulina seja uma fonte muito rica deste nutriente, vale ressaltar que não é possível mensurar quanto de betacaroteno será transformado em vitamina A, cuja necessidade diária é de 800mcg.  
casal feliz - Foto: Getty Images

Mais ferro que o espinafre

A mesma pesquisa que fala sobre o cálcio menciona que a spirulina contém cerca de 5.100% mais ferro que o espinafre nas mesmas quantidades. O ferro atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Uma porção de spirulina contém cerca de 6,5mg de ferro, cuja necessidade diária varia de 11mg a 8mg para homens conforme a idade e de 15mg a 18mg para mulheres conforme a idade. 
mulher lendo - Foto: Getty Images

Cérebro funcionando com magnésio

"Estudos afirmam que a spirulina tem cerca de três a 15 vezes mais magnésio do que o arroz e as farinhas de trigo, milho e soja", explica Israel Adolfo. Dentre as funções do magnésio, estão atuar no funcionamento dos nervos e músculos, manutenção do ritmo cardíaco e resistência óssea, síntese de proteínas e regulação da pressão arterial. Cada 2g de spirulina contém 10mg de magnésio.  
mulher mostrando os bíceps - Foto: Getty Images

Zinco para fortalecer a imunidade

Essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e com poder anti-inflamatório, o zinco é outro nutriente presente na spirulina (60mcg para cada 2g). "Seu teor de zinco é de quatro a 24 vezes maior do que as farinhas de trigo, milho e soja", afirma o nutricionista Israel. Nosso corpo precisa de 8mg diariamente. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

2º DIA DO JEJUM DE DANIEL


QUAL É A SUA VERDADEIRA IDENTIDADE?




Daniel 1:1-16.
  1. Linhagem real: Nossa posição no Reino de Deus é (Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; I Pedro 2:9) fazemos parte da linhagem real em Jesus Cristo, mesmo que estamos em mundo com tantas influências pagãs e idólatra não podemos perder o foco de quem realmente nós somos.(E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,)
  2. O mundo também tem um padrão de qualidade:  Quando  estamos para concorrer uma vaga de emprego em qualquer empresa, percebemos que a preocupação não é apenas com o nosso curriculum e sim com a aparência, nossa postura diante da entrevista, o nosso conhecimento geral. Nossa posição como filhos de Deus tem que superar as expectativas, temos que manifestar a graça do Senhor e a luz de Cristo de brilha em nós. Flexibilidade para adaptarmos as mudanças sem nos influenciar e sim sermos agentes influenciadores.(Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.)
  3. O mundo pode até mudar nosso nome, mas não poderá mudar nossa identidade: (E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.) O grande problema na nossa geração é que não sabemos a nossa identidade em Cristo Jesus e deixamos ser influenciados pelo padrão do mundo. Não sabemos quem somos então vamos tomando a forma do mundo nos tornando escravos mesmo sendo livres. (E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2) 
  4. Postura definida: (E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.Daniel 1:8-10) Temos aprender dizer não para  as iguarias do mundo, o processo de santificação é algo gradativo e constante.
Nesses dias de Jejum e de quebrantamento, que possamos nos colocar na presença do Senhor e fazer uma avaliação. Em que temos errado? Qual a iguaria do mundo  que temos nos contaminado? Temos sido influenciado ou influenciadores? Da onde tem vindo nossa sabedoria do mundo ou de Deus?


"Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago 3:15
Prª Eliana Santos Araújo
 Oração do dia
Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. 
Salmos 38:18
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 
Salmos 51:4
Deus ouve a nossa oração, diante de ti derramamos a nossa alma, confessamos Senhor o nosso pecado, livra-nos da ira, quebra oh Deus o nosso orgulho, tira Senhor a dureza do nosso coração. Senhor o nosso coração tem se apartado da tua vontade, temos desviados dos teus caminhos andado na vaidade do nosso entendimento. Temos sido desobedientes aos teus ensinos, temos mas prazer nas coisas do mundo do que meditar na Tua palavra, com a nossa boca te bendizemos e com a nossa boca maldizemos nossos irmãos. Senhor tenha misericórdia de nós !!